Uma tarefa meio difícil de fazer, pois existem cervejas de muitas cores, sabores e aromas. Cada qual com sua personalidade própria. Mesmo assim vou tentar algo mais simples.
Segundo estudiosos da cerveja estimam, cerca de 20.000 tipos diferentes de cerveja existem ao redor do globo.
Uma marca bastante significativa se pensarmos que os ingredientes básicos são sempre o mesmo com pequenas variações de condimentos e açúcares. Mas também não podemos esquecer que diferentes temperaturas e tempos de cozimento, assim como a fermentação, a maturação e o tipo de levedura utilizada, bem como a forma e os ingredientes que são adicionados, com ou sem pausterização, também são fatores decisivos e responsáveis por termos tantas opções assim.
Para falar sobre tipos de cervejas, várias classificações podem ser usadas. A mais comum é em relação à fermentação. Outras maneiras de classificar estão relacionadas com a cor (clara ou escura), com o teor alcoolico (sem álcool, ou de baixo, médio e alto teor alcoolico) e ainda o teor do extrato primitivo (fracas, normais, extras e fortes). Por razões pessoais e de interesse meu, escolhi a fermentação para falar das cervejas.
Os próximos posts serão dedicados a especificar melhor essas diferenças, mas também de maneiras simples. Existe muito mais informação no site da Beer Judge Certification Program.
Sem mais bromas, vamos abrindo uma cerveja no caminho dos próximos tópicos.
Vamos a eles!
Nenhum comentário:
Postar um comentário