As cervejas do tipo Lager armazenadas para fermentação com Saccharomyces Carlsbergensis a uma temperatura em torno de 10 graus por semanas ou meses. Com um período grande de armazenamento essas cervejas clareiam e ganham maior quantidade de dióxido de carbono. Atualmente, muitas cervejarias largers usam períodos de armazenamento de 1 a 3 semanas.
O aroma dessas cervejas é pouco ou nada frutado, pendendo mais para pão e sabores de cereais. Nas cervejas Lagers escuras predominam sabores de cereal torrado, bem parecido com café.
Seu nome vem da palavra germânica "lagern" (armazenar) e origem remonta à Baviera do século XIX, local onde os mestres cervejeiros tinham por hábito guardar os seus produtos em caves muito frias de modo a lhe darem uma certa maturação. Esses produtos, as Lagerbier, eram o resultado de anos de desenvolvimento de técnicas de refrigeração e de utilização de um fermento especial. A principal diferença desse fermento para o que se utilizava no resto da Europa residia no facto de o seu depósito ficar no fundo após a fermentação, ao contrário das Ale, cujo resíduo subia ao topo.
Existem muitos estilos de lagers, mas predomina a clara na cor, com alto teor de gás carbônico, de sabor moderadamente amargo e conteúdo alcoólico entre 3-6% por amostra. Os estilos de lager incluem:
* Pilsen, as mais consumidas no Brasil, são mais leves e claras, e mais refrescantes também.
* Dunkel, escuras, o nome significa escuro, em alemão.
* Bock, cervejas escuras e avermelhadas, encorpadas, com teor alcoólico variando entre 6% e 9%.
* Rauchbier, são cervejas defumadas, típicas da cidade de Bamberg, na Alemanha.
Especificações melhores vem no próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário