terça-feira, 30 de dezembro de 2008

CERVEJAS DO TIPO ALE

As cervejas tipo Ale são cervejas de alta fermentação, à base da levedura Saccharomyces cerevisiae. São bastante populares no Reino Unido, incluindo as pale ale (ale clara), porter (escuras), stout (cerveja preta forte), mild (meio-amargas) e bitter (amargas).

São cervejas que tendem ser mais saborosas com grande variedade de cereais e ésteres produzidos durante o processo de fermentação a uma temperatura que varia de 15 a 24 graus, por um período de três a cinco dias. São esses ésteres que lhe dão o aroma frutado; possuem baixo teor de gás carbônico e são ideais se servidas a temperaturas mais elevadas.

É o processo mais antigo na produção da cerveja e existiu único até o século XIX quando foi inventada a cerveja de baixa fermentação.

Esse processo realça os sabores frutados e lupulados da cerveja, deixando-as também mais encorpadas, com características que variam do doce ao amargo e das claras às escuras.

Essas podem ser divididas de forma muito geral em:

* Weiss: cervejas de trigo, feitas na maioria das vezes com 50% de malte de trigo e 50% de malte de cevada. Variam entre Weissenbier, as mais claras e mais leves às Weissenbock mais escuras e encorpadas.

* Ale: que ainda pode ser dividida em alemã, belga e amber. São cervejas que variam entre o dourado e o cobre

* Porter e Stout: que são as escuras, de sabor seco e tostado como a 

* Guiness, uma Stout, aos sabores mais adocicados das Porters.

O próximo post especificará melhor esses estilos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário